sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Muricy pode ser eliminado pela 4ª vez em 9 meses. No total, são 13 quedas

Muricy Ramalho viu o São Paulo ser derrotado por 2 a 1 pelo Criciúma em Santa Catarina na noite de quinta-feira, na primeira partida do duelo válido pela segunda fase da Copa Sul-Americana. Agora, precisa vencer e tirar a diferença no Morumbi, no dia 4 de setembro, para avançar na competição. A eliminação neste momento seria a 4ª do treinador em nove meses: caiu na Sul-Americana de 2013, e no Paulistão e na Copa do Brasil em 2014 – todas contra adversários de menor expressão. No total, somando-se toda história de Muricy no São Paulo, são 13 quedas em mata-matas, apesar do vitorioso currículo no clube. 
Entre 2006 e 2009, na passagem em que Muricy se sagrou tricampeão brasileiro pelo clube, o São Paulo foi eliminado cinco vezes por brasileiros em competições de mata-mata. As quatro quedas do técnico na Libertadores – principal motivo de sua demissão – foram contra clubes do mesmo país: em 2006, foi vice-campeão do torneio após derrota para o Internacional; em 2007, perdeu nas oitavas para o Grêmio. Nos anos seguintes caiu nas quartas de final contra Fluminense e Cruzeiro.
Na Sul-Americana, além da edição do ano passado, o clube também foi eliminado por um brasileiro durante a vitoriosa passagem de Muricy Ramalho. O técnico jogou a competição com o time reserva em 2008 e caiu logo na primeira fase eliminatória, contra o Atlético-PR – aquele time são-paulino tinha o meia Oscar, hoje titular do Chelsea e da seleção brasileira, que perdeu pênalti na decisão que resultou na eliminação.
Desde setembro de 2013:
Julia Chequer/Folhapress
A mais inesperada aconteceu há duas semanas: o São Paulo vencera o Bragantino por 2 a 1 em Ribeirão Preto, pela terceira fase da Copa do Brasil. No jogo de volta, com a vantagem, poupou alguns dos principais jogadores e, em péssima atuação, foi derrotado por 3 a 1, de virada, no Morumbi. Depois da queda, houve reunião com a diretoria, que cobrou reação. 
Junior Lago/UOL
Outra eliminação inesperada aconteceu nas quartas de final do Paulistão de 2014. Em jogo único, no Morumbi, o São Paulo desfalcado do volante Souza e ainda sem poder contar com Pato não conseguiu jogar e teve péssima atuação. Empatado em 0 a 0, perdeu nos pênaltis após erro do zagueiro Rodrigo Caio.
Rodrigo Capote/UOL
Meses antes, no fim de 2013, Muricy foi eliminado pela Ponte Preta na semifinal da Copa Sul-Americana. O São Paulo foi surpreendido e derrotado no primeiro jogo, no Morumbi, e não conseguiu reverter o placar em Mogi Mirim, na volta. A queda não foi tratada como fracasso porque aconteceu em meio à recuperação do time no Brasileirão, livrando-se do rebaixamento.
A que causou a demissão:
FERNANDO SANTOS/Agencia Folha
Foi depois do quarto fracasso na Libertadores que Muricy Ramalho foi demitido do comando do São Paulo, em junho de 2009. O momento parecia de desgaste do técnico com seu elenco e serviu para que a diretoria, do presidente Juvenal Juvêncio, tivesse um pretexto para consumar a demissão. A Libertadores foi tratada como obrigação, e o técnico, punido por não cumpri-la. A derrota foi para o Cruzeiro, de Adilson Batista, nas quartas de final.
Eduardo Knapp/Folha Imagem
Naquele mesmo ano o São Paulo havia caído nas quartas de final do Paulistão, contra o rival Corinthians, e de forma dolorosa: no primeiro confronto, derrota por 2 a 1, com gol de Cristian e gestos ofensivos; no segundo, derrota por 2 a 0 no Morumbi, com gol de Ronaldo após ganhar na corrida com o zagueiro Rodrigo.
Oito quedas até 2008:
REUTERS/Paulo Whitaker
Entre o início de 2006 e o fim de 2008 foram oito eliminações de Muricy Ramalho pelo São Paulo. A primeira foi com o vice-campeonato da Libertadores. O time defendia o título da competição, mas acabou derrotado pelo Internacional na final. Depois, perdeu a Recopa Sul-Americana  para o Boca Juniors (ARG) – Rogério Ceni arremessou sua medalha em direção à torcida após o fracasso no Morumbi.
Ricardo Nogueira/Folha Imagem
No ano seguinte, eliminação marcante na semifinal do Paulistão para o São Caetano, além de quedas nas oitavas da Libertadores e nas quartas da Copa Sul-Americana, frente a Grêmio e Millonarios (COL), respectivamente.
Fernando Donasci/Folhapress
Em 2008, as eliminações foram para o Palmeiras, na semifinal do Paulistão, com direito a gás tóxico no vestiário visitante do Parque Antártica. Depois, caiu contra o Fluminense nas quartas de final da Libertadores, e contra o Atlético-PR, na segunda fase da Sul-Americana.
AS 13 ELIMINAÇÕES
 
2014: Bragantino - Copa do Brasil
2014: Penapolense - Paulistão
2013: Ponte Preta - Copa Sul-Americana
2009: Cruzeiro - Copa Libertadores
2009: Corinthians - Paulistão
2008: Atlético-PR - Copa Sul-Americana
2008: Fluminense - Libertadores
2008: Palmeiras - Paulistão
2007: Millonarios (COL) - Copa Sul-Americana
2007: São Caetano - Paulistão
2007: Grêmio - Copa Libertadores
2006: Internacional - Copa Libertadores
2006: Boca Juniors (ARG) - Recopa Sul-Americana



Uol Esporte

Nenhum comentário :

Postar um comentário