sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Paulo Baier brilha, jovem zagueiro falha, e Criciúma vence o São Paulo

Ficou fácil escolher um herói e um vilão na noite desta quinta-feira, no Heriberto Hülse, em Santa Catarina. Criciúma e São Paulo se enfrentaram pela segunda fase da Copa Sul-Americana em partida que terminou com vitória do time da casa, por 2 a 1. Noite brilhante do veteraníssimo Paulo Baier, de 39 anos, e a pior possível para o zagueiro Lucão, de 18 anos, do São Paulo. Um deu duas assistências, o outro falhou nos dois gols. Agora, o Criciúma leva a vantagem para o Morumbi, no confronto de volta, dia 4 de setembro.
Fases do jogo
Muricy Ramalho poupou metade do time, por precaução e para a partida de domingo, contra o Figueirense, pelo Brasileirão. Rafael Toloi, Denilson, Kaká e Alan Kardec não começaram a partida – Ganso, com dores musculares e suspenso para domingo, ficou em São Paulo. Isso, obviamente, afetou o rendimento da equipe. Mas nem tanto: o São Paulo não começou mal, foi dominante e chegou até a criar algumas chances.
Pecou, no entanto, na juventude. O meio-campo esteve mais sólido do que o esperado, com Hudson, Maicon e Souza. Nas extremidades, o time pecou. Lucão foi muito mal na defesa, uma atuação para ser absolutamente esquecida. Na frente, Ademilson participou do gol, mas cometeu muitos erros que um atleta há tanto tempo entre os profissionais e nas categorias de base da seleção brasileira não poderia cometer.
O Criciúma abriu o placar no primeiro vacilo de Lucão. A bola foi tocada para Paulo Baier, que estava na intermediária. Lucão, que marcava Silvinho, mais para trás, saiu correndo e deixou o atacante livre para tentar interceptar o passe, que ainda não havia chegado aos pés de Paulo Baier. Mas o veterano escolheu o corta-luz, e deixou o zagueiro são-paulino no meio do caminho, assistindo à bola correr enquanto Silvinho a dominava, livre, na entrada da área, para finalizar forte, vencer Rogério Ceni, e abrir o placar.
Em seguida, Michel Bastos – estreante como titular – foi bem. Dominou passe de Ademilson pela esquerda e deu assistência milimétrica para Alexandre Pato. O atacante só teve o trabalho de empurrá-la para dentro – seu 9º gol pelo São Paulo.
Depois, no entanto, Lucão falhou de novo. Em bola que veio pelo lado direito, Paulo Baier dominou livre na área para girar e tocar para Lucca, que novamente colocou o Criciúma à frente no placar.
O melhor – Paulo Baier: Óbvio. É impressionante que um jogador com 39 anos e com tanta desvantagem física em relação aos outros que estão em campo consiga ter total influência no placar do jogo. Dribla as próprias deficiências. Criou um gol em um corta-luz e outro com bom posicionamento. Precisão ímpar nas cobranças de bolas paradas.
O pior – Lucão: Óbvio, igualmente. Teve total influência no placar da partida, mas negativamente. Os dois gols do São Paulo vão em sua conta.
Toque dos técnicos
Muricy Ramalho tem um esquema de jogo hoje que depende de Kaká e Paulo Henrique Ganso. Não há como armar o 4-4-2 com dois meias que marquem os laterais sem a dupla. Nesta quinta-feira o São Paulo voltou ao 4-2-3-1 com dois volantes e Maicon mais à frente, com Ademilson e Michel Bastos pelas laterais. E, coletivamente, não foi mal como em outras partidas antes da sequência de vitórias, mas acabou refém dos erros de um jogador.
No Criciúma, Wilson Vanterkemper conseguiu conter o trio ofensivo do São Paulo ao deixar os laterais Luis Felipe e Alcides com marcação mais apertada aos pontas. Assim, Pato, entre os dois zagueiros, teve pouco espaço. 
Para lembrar
O São Paulo não volta à capital paulista após a partida. Permanece em Santa Catarina para a partida contra o Figueirense, domingo, pelo Brasileirão. Para o jogo, Alexandre Pato e Alvaro Pereira estão suspensos e não jogam, além de Paulo Henrique Ganso, que foi poupado da partida desta quinta-feira.
Silvinho, autor do primeiro gol do Criciúma, foi jogador do São Paulo em 2013. Mesmo sendo atacante, ele nunca marcou um gol com a camisa do clube paulista. Depois de sair, fez gol contra o ex-clube pela Ponte Preta, no Paulistão, e mais um nesta quinta-feira. 
Durante a semana, o São Paulo concretizou a venda do lateral direito Douglas ao Barcelona. Ele estava inscrito na Sul-Americana, mas já viajou à Espanha e se despediu do clube que defendeu desde o início de 2012.
Essa pode ser a quarta eliminação de Muricy Ramalho em um torneio de mata-mata desde o retorno ao São Paulo, em setembro de 2013. Ele já caiu para a Ponte Preta, na Sul-Americana do ano passado, para o Penapolense, no Paulistão, e para o Bragantino, na Copa do Brasil.
Silvinho, ex-São Paulo, comemora gol que abriu o placar para o Criciúma

O jogo de volta, no Morumbi, acontece no dia 4 de setembro.  
FICHA TÉCNICA
CRICIÚMA 2 X 1 SÃO PAULO
Local: Heriberto Hülse, em Criciúma (SC)
Data/Hora: 28/8/2014– 20h
Árbitro: Enrique Osses (CHI)
Auxiliares: Sergio Roman (CHI) e Juan Maturana (CHI)
Gols: Silvinho e Lucca (Criciúma) / Alexandre Pato (São Paulo)
Cartões amarelos: Ronaldo Alves e Lucca / Lucão e Hudson
CRICIÚMA: Bruno; Luis Felipe, Alcides, Ronaldo Alves e Giovanni; Serginho, João Vitor, Wellington Bruno (Rafael Costa) e Paulo Baier (Michael); Silvinho (Maurinho) e Lucca. Técnico: Wilson Vaterkemper.
SÃO PAULO: Rogério Ceni, Paulo Miranda, Lucão, Edson Silva e Alvaro Pereira; Hudson e Souza; Ademilson (Ewandro), Maicon (Boschilia) e Michel Bastos; Alexandre Pato. Técnico: Muricy Ramalho.


Uol Esporte

Nenhum comentário :

Postar um comentário